Trabalho da copa do mundo
“Deste Planalto Central, desta solidão que em breve se transformará em cérebro das altas decisões nacionais, lanço os olhos mais uma vez sobre o amanhã do meu país e antevejo esta alvorada com fé inquebrantável e uma confiança sem limites no seu grande destino”.
Juscelino Kubitschek, em 2 de outubro de 1956, em meio ao cerrado onde seria construída a futura capital do Brasil
construcao-de-brasiliaA capital de todos os brasileiros é obra de sonhos obstinados e muitos desafios. No dia em que foi inaugurada, 21 de abril de 1960, Brasília já era resultado concreto do trabalho intenso e das esperanças de milhares de brasileiros de todas as partes do país, que ajudaram a erguer e a habitar a nova capital, construída em pleno cerrado, em meio à vastidão do Planalto Central.
Construída em apenas três anos e meio, Brasília sintetizou, no esforço feito para que se tornasse uma realidade, um desejo existente desde o século 18, quando foi gestada a ideia de erguer na região central do Brasil uma cidade com todos os atributos da capital do então Império.
No fim do século 19, logo que promulgada a República Federativa do Brasil, em 1889, foi instituída a missão chefiada pelo astrônomo Luiz Cruls. Após sete meses de trabalho na região, a chamada Missão Cruls possibilitou a edição do primeiro mapa do Brasil, indicando a posição da área demarcada para o futuro Distrito Federal com o nome de “Quadrilátero Cruls”.
Quando o presidente Juscelino Kubitschek toma posse em 1956, uma das principais bandeiras de sua gestão foi o desenvolvimento econômico do Brasil, com a instalação de indústrias na região Sudeste do país e a interiorização provocada pela transferência da capital do Rio de Janeiro para o estado de Goiás, onde foi criado o novo Distrito Federal.
Os responsáveis por tornar a cidade mundialmente conhecida foram o arquiteto Oscar Niemeyer e o urbanista Lucio Costa, que traçaram a forma da nova capital e de