Contrução civil
A globalização está a cada dia mais presente em nossas vidas. O cenário econômico é permanentemente rápido em suas transformações, nas quais as informações são tempestivas e acessíveis às empresas. A busca por uma lugar no mercado traz uma concorrência acirrada, os clientes, mais do que nunca, privilegiam a qualidade, e etc. Com isso, as organizações necessitam adaptar-se continuamente, na busca por espaço e competitividade. Neste contexto a informação torna-se uma ferramenta imprescindível para gerenciamento das ações empreendedoras. Portanto, o grande desafio é organizar um Sistema de Informação eficiente.
Um sistema de Informação (SI) pode ser definido como um conjunto de componentes inter-relacionados trabalhando juntos para coletar, recuperar, processar, armazenar e distribuir informações com a finalidade de facilitar o planejamento, o controle, a coordenação, a análise e o processo decisório em empresas e outras organizações. (LAUDON, 1999, p.4)
Acompanhando a definição dada por Kenneth C. Laudon, e, Jane Price Laudon o Sistema de Informação é a união de partes integrantes, dependentes reciprocamente e a reunião dessas partes forma um todo complexo com objetivo e função pré-estabelecidos. Ou seja, uma empresa pode ser entendida como um Sistema de Informação, formado por um patrimônio manipulado por pessoas hierarquicamente organizadas, para gerar meios à manutenção da sua continuidade com a finalidade de cumprir sua missão.
Portanto, este relatório de estágio teve como objeto a definição e estudo do funcionamento do Sistema de Informação de uma entidade, a interação entre seus subsistemas e a sua aplicabilidade no auxílio da gestão empresarial. O local escolhido para a realização foi o escritório de contabilidade: “HAMILTON NOGUEIRA E EDVALDO PAULO SERVIÇOS CONTÁBEIS LTDA”.
1.2 Problema
O sistema de informação desenvolvido no escritório de contabilidade Hamilton Nogueira e Edvaldo Paulo Serviços Contábeis Ltda. atende as necessidades de