Ortografia nos livros didáticos
Conforme LEITE; REGO E MORAIS (2003) p. 125
A importância do livro didático nos processos de ensino e de aprendizagem não pode ser negada. Sobretudo a partir do século XIX, ele é, provavelmente, um dos materiais mais usados no cotidiano escolar e tem suscitado inúmeros debates e polêmicas em diferentes instâncias escolas, universidades, governo, mercado editorial, etc.
Referente à ortografia, o livro que analisei não aborda um capítulo específico sobre o assunto, o tema é apresentado dentro dos capítulos que compõe as unidades, contemplando alguns dos aspectos da ortografia também abordados nos textos de LEITE, Kátia Maria Barreto da Silva; REGO, Lúcia Lens Browne e MORAIS, Arthur Gomes no livro Ortografia na sala de aula lançado em 2003.
No primeiro capítulo os autores trazem a importância do dicionário para escrita com enfoque na organização das palavras que são dispostas em ordem alfabética e na possibilidade de encontrar o significado de palavras desconhecidas ou com sentidos diferentes, duplos e outros.
O assunto é apresentado através de um texto com diversas palavras que podem ser separadas pela ordem alfabética, em seguida alguns exercícios são propostos para que os alunos agrupem as palavras de acordo com o alfabeto e depois proporciona para as crianças que não têm acesso ou nunca viram um dicionário, a oportunidade de ver ao menos o exemplo de uma página e para finalizar é proposto que as crianças procurem nessa página palavras desconhecidas e expliquem o porquê as palavras bolo e bongô estão no alto da página.
Para LEITE; REGO E MORAIS (2003) p. 101 O uso efetivo e autônomo de um dicionário requer não só o domínio da escrita alfabética, mas a apropriação de