Fronteiras ou limites
INTRODUÇÃO 2
FRONTEIRAS OU LIMITES 3
CONCEITO DE SISTEMAS 4
HIERARQUIA DE SISTEMAS 4
CONCEITO DE AMBIENTE 7
SISTEMAS ORGANIZACIONAIS 8
CONCLUSÃO 9
BIBLIOGRAFIA 10
INTRODUÇÃO
As organizações são vistas como sistemas dentro de sistemas. Esta relação constitui o vinculo básico entre uma organização e o sistema maior de que é parte e proporciona uma base para a classificação dos tipos de organização.
Neste trabalho, serão apresentadas algumas informações sobre fronteiras e limite, hierarquia de sistemas, conceitos de sistema e ambiente e sistemas organizacionais.
FRONTEIRAS OU LIMITES
As fronteiras ou limites seriam as linhas imaginárias que demarcam o que está dentro e fora do sistema, nem sempre a fronteira de um sistema existe fisicamente. As organizações têm fronteiras que diferenciam dos ambientes, e elas variam quanto ao grau de permeabilidade. A permeabilidade das fronteiras definirá o grau de abertura do sistema relação ao meio ambiente.
Realmente, é difícil dizer onde começa e onde termina determinado sistema. Os limites (fronteiras) entre o sistema e seu ambiente admitem certa arbitrariedade. O próprio universo parece estar formado de múltiplos sistemas que se interpretam. É possível passar de um sistema para outro que o abrange, como também passar para uma versão menor e nele contida.
CONCEITO DE SISTEMAS
Sistema é algo composto por um conjunto de componentes independentes que interagem entre si, que desenvolve uma atividade ou função e destina em atingir um só objetivo. Os sistemas em sua grande maioria são abertos, trocam recursos com o ambiente.
HIERARQUIA DE SISTEMAS
Uma organização burocrática dará uma resposta uniforme a qualquer perturbação organizacional. A qualquer acontecimento que perturbe o fluxo de informação entre o sistema e o meio ambiente, ela responderá