Análise do livro didático de língua portuguesa
CAMPUS JATAÍ CURSO PEDAGOGIA SÔNIA MARIA BARBOSA
ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO DE LINGUA PORTUGUESA
A análise apresentada é sobre o Livro Didático de Língua Portuguesa Viver e Aprender Português – 3, do autor Cloder Rivas Martos , Editora Saraiva , 5º Edição – Ano 1997. Cloder Rivas Martos é licenciado em Pedagogia. Professor da rede pública do Estado de São Paulo. Licenciado em Letras Clássicas pela PUC–SP.
Ao fazer a leitura no Livro Viver e Aprender – Português 3, identifiquei através do Manual do Professor a seguinte concepção de linguagem: “A linguagem é uma forma de inter-ação”, que pode ser observada no seguinte trecho:
Não basta ao aluno saber falar (ou escrever); ele precisa ter o que dizer e ter a quem dizer. (Martos,1997,p.03).
O livro está organizado da seguinte forma: Texto explorado – Expressão escrita - Gramática – Ortografia – Pontuação – Outros. O título do texto escolhido para análise é: O aniversário, escrito por Elza César Salloti. O saci perdeu o cachimbo - São Paulo, Melhoramentos, 1985. O objetivo central do texto abrange o estudo das palavras, estudo do texto, gramática e ortografia. Considerando o seguinte trecho:
Dizia consigo mesmo – Que culpa tenho de ter nascido no dia 20 de janeiro? Meu pai que me desculpe e São Sebastião também. Quando eu for grande, mudo de nome. Sebastião. Que nome! Todas as palavras terminadas em ão são feias. Vou fazer uma lista de nomes que eu gosto. Quando eu crescer; escolho um. Pegou a bolsa da escola, arrancou uma folha do meio do caderno e, com o lápis, escreveu; Ronaldo – Ricardo – Rodolfo – Luciano – Maurício -Rodrigo – Roberto – Alexandre – Eduardo – William – Wilson (Sallouti),1985.p.76.
É possível observar que o texto possui coesão porque as frases tem sentido e estão interligadas umas as outras. Existe coerência por contar uma história que possui princípio, meio e fim. A sua intencionalidade é voltada ao estudo do texto, gramática e ortografia. Tem