Uma análise do livro didático de língua portuguesa
Carla Daniele da Costa Pereira¹
Elison Jefferson Silva Crispim²
Resumo: O presente artigo tem por objetivo fazer uma análise do livro didático de língua portuguesa, Português: Contexto, interlocução e sentido, volume 1, observando se este trabalha a interdisciplinaridade, e de forma o livro oferece subsídios para esse tema. Para alcançarmos esse objetivo, será utilizado como corpus, o guia de recursos do professor, presente no final do livro, na medida em que daremos ênfase a trabalharmos respectivamente com o capítulo 27. Nesse âmbito, a pesquisa se divide em quatro partes: 1. Introdução, 2. Uma análise sobre o guia de recursos, 3. Análise do Guia de recursos do livro de língua portuguesa. Como aporte teórico, nos aprofundaremos em teóricos que discutem sobre a mesma temática, a citar: Antunes (2003), entre outros. Em suma, afirma-se que é de extrema valia haver outras pesquisas em relação a interdisciplinaridade no livro didático, a fim de favorecer a prática do ensino-aprendizagem.
Palavras - chaves: Interdisciplinaridade; Livro didático; Língua Portuguesa.
1. Introdução
Atualmente o sistema educacional brasileiro tem tratado o conhecimento de forma fragmentada, seja no ensino básico quanto ou ensino superior. Cada disciplina tem seu conteúdo específico e não costumam ultrapassar as fronteiras de suas áreas. Gattás e Furegato (2007) afirmam que os problemas atuais são cada vez mais complexos como, por exemplo, o crescimento demográfico, o empobrecimento de toda ordem, a exclusão social, o envelhecimento populacional e a juventude urbana. Então, diante do exposto, percebe-se que um olhar de forma fragmentada não irá solucionar ou ter compreensões consistentes acerca da complexidade dos atuais problemas.
Gattás (1999) ressalta que para compreender a complexidade dos fenômenos, diminuir os efeitos negativos da fragmentação dos