pfc ativo
O PFC é um método extensamente reconhecido de reduzir as perdas de energia nas fontes. Ao reduzir as perdas, aumentando a eficiência da fonte, reduz-se também a geração de calor e a necessidade de refrigeração. O resultado são fontes mais silenciosas, mais eficientes e uma redução na conta de eletricidade. O PFC pode ser ativo ou passivo e a eficiência varia de um tipo para outro.
PFC Ativo: O sistema preferido é o Ativo, pois gera uma tensão mais eficiente. Pelo fato de usar um circuito que corrige o fator de potência, o PFC Ativo é capaz de gerar um fator de potência teórico de 95%. O PFC Ativo também reduz interferências, corrige automaticamente a voltagem da entrada de corrente AC, possuindo seleção automática de voltagem. Já que o PFC Ativo é um método mais complexo de correção, os custos de fabricação de fontes com PFC ativo são maiores.
PFC Passivo:
O tipo mais comum de PFC, infelizmente, é o Passivo. Ele usa um capacitor que filtra a entrada de AC para corrigir fatores de potência mais fracos. Pode ser afetado por alterações na rede elétrica e no sistema de distribuição. Exige a seleção manual da voltagem (chave seletora 110/220). Além disso, não usa todo o potencial de energia da linha de AC.
Para se ter uma idéia melhor dos resultados de cada tipo veja a tabela abaixo:
Tipo da Fonte_____________Eficiência________Perda de energia
Fonte Sem PFC__________de 50% a 60%______de 40% a 50%
Fonte Com PFC Passivo___de 70% a 80%______de 20% a 30%
Fonte Com PFC Ativo_____de 95% a 99%______de 1 % a 5 %
Uma fonte de 300W com 50% de eficiência no limite da carga vai consumir 450W, 150W serão desperdiçados na forma de calor.
Uma fonte de 300W com 70% de eficiência no limite da carga vai consumir 390W, 90W serão desperdiçados na forma de calor.
Uma fonte de 300W com 95% de eficiência no limite da carga vai consumir 315W, 15W serão desperdiçados na forma de calor.
Na Europa as fontes sem PFC não podem