trabalho de conteineres
Um contêiner é um recipiente de metal, geralmente de grandes dimensões, destinado ao acondicionamento e transporte de carga em navios, trens etc. É também conhecido como cofre de carga, pois é dotado de dispositivos de segurança previstos por legislações nacionais e por convenções internacionais. Tem como característica principal constituir hoje em dia uma unidade de carga independente, com dimensões padrão em medidas inglesas (pés). A unidade base geralmente considerada é o TEU (em inglês: twenty feet equivalent unit).
- Dry Box: É o container mais usado e foi o primeiro a ser criado.
É um container totalmente fechado com portas somente nos fundos e é adequado para transportar cargas secas, como roupas, móveis, calçados, etc.
- Bulk Container: É um container totalmente fechado, com aberturas no teto. É usado para transporte de cargas como produtos agrícolas.
- Ventilado: Esse tipo de container é utilizado para cargas que necessitam de circulação de ar.
- Refrigerado: é totalmente fechado com portas no fundo. É apropriado para cargas que necessitam de controle de temperatura.
Exemplo de cargas transportadas em container refrigerado: leites, congelados em geral.
- Open Top: É um container sem teto. É utilizado para embarcar cargas que tem dificuldade de entrar pela porta dos fundos, devido a sua altura.
- Half Height: É um container sem teto. É utilizado para transportar minérios.
- Open Side: Esse tipo de container não tem uma parede lateral, pois é um container adequado para cargas que excedem a largura.
- Flat Rack: Container sem as paredes laterais e sem teto. É adequado para cargas pesadas e grandes.
- Platforma: Container sem paredes laterais, cabeceiras e sem teto, tendo apenas o piso. Adequado para cargas de grandes dimensões e cargas pesadas.
- Tanque: container tanque, próprio para transporte de líquidos em geral.