ERP
SAMANTHA KONRATH
ERP (SIGNUS)
Novo Hamburgo
2015
1 INTRUDUÇÃO
Este trabalho fala sobre ERP (Sistema integrado que utiliza um mesmo banco de dados facilitando o fluxo de informações entre todas as áreas de uma empresa), conceito, estrutura e afins.
Tem como objetivo apresentar para quem lê ter um apanhado geral do que é e os módulos que o Signus tem.
Será apresentado no capitulo 2 o conceito e estrutura, 3 aplicação, benefícios redução de erros dificuldades, e por fim o capitulo 4 fala sobre a empresa escolhida SIGNUS.
2 CONCEITO E ESTRUTURA:
O ERP é um sistema integrado que utiliza um mesmo banco de dados facilitando o fluxo de informações entre todas as áreas de uma empresa. Ele integra os dados e processos de vários departamentos, possibilitando a automação e armazenamento de todas as informações do negócio.
Estrutura:
Os sistemas ERP (Enterprise Resource Planning) são compostos por uma base de dados única e por módulos que suportam diversas atividades das empresas.
Abaixo publico um esquema que apresenta uma estrutura típica de funcionamento de um sistema ERP.
Os dados utilizados por um módulo são armazenados na base de dados central para serem manipulados por outros módulos a esse Banco Central ligados por interfaces diversas. Observe:
3 APLICAÇÃO, BENEFÍCIOS REDUÇÃO DE ERROS DIFICULDADES:
Fase 1 – Raio X
Esta é a fase do projeto onde os processos e as práticas de negócio são analisados. É o momento em que a companhia é profundamente observada e quando é definida a necessidade de uma solução ERP.
Fase 2 – Desenvolvimento
É neste momento que uma aplicação é escolhida e configurada para uma companhia. Também são definidos o modelo de funcionamento da solução e outros aspectos do ambiente.
Fase 3 – Teste
Aqui a solução de ERP é colocada em um ambiente de teste. É quando os erros e falhas são identificados, para realização das correções necessárias.
Fase 4 – Treinamento
Todos os profissionais são