trabalho de con
O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)1 situa-se no âmbito da Assistência Social, tendo como foco os serviços ofertados no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), de Marcilio de Noronha no município de Viana, tendo o objetivo geral de conhecer a visão que os usuários têm sobre os serviços ofertados nesta unidade e que avaliação eles fazem desses serviços. Como objetivos específicos pretendemos identificar aspectos pontuados como positivos e negativos pelos usuários em relação aos serviços ofertados, Correlacionar se as demandas apontadas pelos usuários e a análise destes em relação aos serviços ofertados apontam ou não para o entendimento da política de assistência numa perspectiva de direito e avaliar se os serviços ofertados têm atendido às necessidades dos usuários segundo a opinião dos mesmos.
A escolha deste tema surgiu através de vivência no CRAS durante atuação profissional de ambas as acadêmicas, porém, em unidades diferentes. Isso despertou interesse acadêmico de avaliar a política de assistência pela ótica de seus usuários, pois esta vivência propiciou maior conhecimento do campo e conhecimento das expectativas dos usuários dos serviços.
Barreira (2000) destaca sobre a importância de avaliar programas sociais com a intenção de medir a eficácia e eficiência apresentada nesses serviços sociais. A pretensão deste estudo foi propiciar aos usuários desses serviços o direito de expor suas opiniões e pensamentos, participando e expondo satisfação ou insatisfação sobre os serviços ofertados no CRAS em questão. Buscamos também entender se os usuários conhecem os serviços oferecidos no CRAS e que entendimentos eles têm sobre esses serviços.
Os usuários da política de assistência são cidadãos e grupos que se encontram em situação de vulnerabilidade ou risco social (PNAS, 2004). Avaliar a política de assistência não é tarefa fácil, mas acreditamos que é fundamental ouvir aqueles que demandam e são atendidos pelos serviços, pois