hematita
O mineral contém, às vezes, pequenas quantidades de titânio. Pode ser usada como gema (variedade especularita) e quando recebe lapidação facetada é frequentemente chamada de diamante-negro.
É um mineral muito comum, preto a cinza, marrom a marrom avermelhado ou vermelho.
As variedades são: "bloodstone", ferro rosa, minério do Kidney, martita (pseudomorfose por oxidação da Magnetita), minério da pintura, especularita (hematita com brilho especular), hematita irisada e titano-hematita.
Os depósitos de hematita cinzenta são encontrados tipicamente nos lugares onde houve água parada ou fontes de água mineral quente, tais como aqueles em Yellowstone (EUA). O mineral pode ser encontrado fora da água ou no fundo de um lago ou outro lugar com água parada. No entanto, hematita pode também formar-se em ausência de água, como resultado da atividade vulcânica.
É o principal minério de ferro (70% Fe), sendo usado também como pigmento, material para polimento e como gema.
Ocorrência natural: no Brasil, principalmente em Minas Gerais, praticamente em qualquer lugar que você cavar um buraco, haverá hematita;
Método de produção: mineração a céu aberto (você pode ver isso facilmente, se for a Itabira, na Vale do Rio Doce). Em Minas existe uma área chamada de "Quadrilátero Ferrífero" que, se não for a mais rica, é uma das mais ricas do planeta em minério de ferro;
Matérias primas: Ela é a matéria prima para a produção de ferro gusa. Em suma, de todos os compostos siderúrgicos (aços, ferro fundidos, ferros liga, etc.)
O que é imp?
A nossa hematita é tão rica que o Fe2O3 teórico possui 70% de Fe. Eu já analisei milhares de amostras de hematita natural com 69,95 % de Fe. Os franceses, quando encontram um minério com 55% de Fe fazem festa. Não à toa, a nossa hematita é exportada para praticamente todo o planeta.
Fonte(s):
40 anos de "janela" e pelo menos 15