Hematita
Hematite ou hematita é um mineral de fórmula química óxido de ferro III, (Fe2O3), um dos diversos óxidos de ferro.
O mineral contém, às vezes, pequenas quantidades de titânio. Pode ser usada como gema (variedade especularita) e quando recebe lapidação facetada é frequentemente chamada de diamante-negro
Composição: (http://pt.wikipedia.org/wiki/Hematita) Fórmula química óxido de ferro III, (Fe2O3), um dos diversos óxidos de ferro.
Características:(http://www.girafamania.com.br/tudo/pedra-hematita.htm)
Apresenta-se bem cristalizada, como a logista. Brilho metálico, opaca, cor negra acinzentada, preto a cinza, marrom a marrom avermelhado ou vermelho, traço variável.
Para que é utilizada: (http://www.girafamania.com.br/tudo/pedra-hematita.htm)
Revigorador do sangue, bom para pressão e circulação. Favorece autoconfiança, estimula a uma atitude para o trabalho e os negócios.
Exerce um forte efeito sobre o sangue, aliviando todas as perturbações sanguíneas. Melhora a auto-estima, dá vitalidade, aumenta o magnetismo pessoal, otimismo, coragem e vontade.
Objetivo: cura, racionalização, adivinhação.
(http://www.uniceub.br/museugeo/mineral18.htm)
A hematita é refinada em altos-fornos para produzir ferro-gusa, que pode ser derretido e despejado em moldes para fabricar ferro fundido, comercialmente purificado para fazer ferro forjado, ou combinado com carbono e outros elementos para produzir aço. O ferro fundido é fabricado a partir do ferro-gusa, que é derretido novamente em um forno pequeno e despejado em moldes para fazer modelagens. Usado para fabricar peças de máquinas, blocos de motor, fogões, tubos e radiadores. O ferro forjado foi purificado para se tornar rijo e resistente à corrosão, fundindo-se somente a elevadas temperaturas. É empregado em ornamentos, rebites, parafusos, tubos, correntes e âncoras. O aço é produzido a partir do ferro-gusa e do ferro forjado pelo processo de Bessemer.