trabalho con
Os ensinamentos do livro Professora sim, tia não
Ser chamada de tia não é um problema, o que realmente não é certo é usarem esse termo para inibir as professoras e professores a buscar os seus direitos e é justamente isso que Paulo Freire mostra em seu livro que diz "Quanto mais aceitamos ser tias e tios, tanto mais a sociedade estranha que façamos greve e exige que sejamos bem comportados."
Além disso, este livro traz diversos ensinamentos para quem está em sala de aula nos fazendo ver que o docente sempre será um modelo a ser seguido e para isso deve tentar ter as seguintes qualidades: humildade, amorosidade, coragem, tolerância, decisão, segurança e paciência. Claro que essas qualidades se vai tentando adquirir com o tempo, no entanto é necessário sempre termos em mente que somos formadores de opinião e estamos sendo constantemente observados por nossos alunos.
Portanto devemos mostrar aos nossos alunos o que é bom pra eles e também o que não é bom e ensiná-los a buscar seus direitos e não se omitir, mesmo diante do sistema ou de pessoas que se julgam maiores ou melhores que eles.
Terminando a resenha e fugindo das regras gostaria de colocar aqui as últimas frases do livro que realmente são muito significativas:"Que o saber tem tudo a ver com o crescer, tem. Mas é preciso, absolutamente preciso, que o saber de minorias dominantes não proíba, não asfixie, não castre o crescer das imensas maiorias dominadas." (p.127)
O livro “professora sim, tia não”, de Paulo Freire ensina ao leitor e principalmente aos