Trabalho de comportamenta organizacional
Considera-se que as teorias e as práticas que constituem o comportamento organizacional de hoje tiveram suas origens a partir da revolução industrial do século XVIII e XIX. Os trabalhadores foram substituídos por máquinas , criando desse modo, novas formas de trabalho, tornaram-se obsoletos os métodos gerenciais empregados naquela época. Era necessário o trabalho especializado para atender á manutenção dos equipamentos, pois se criaram grandes linhas de montagem, exigindo um número maior de trabalhadores e isso impactou drasticamente os poucos gerentes que havia nas empresas na época.
No final dos anos de 1940, que se deu origem a definição do comportamento organizacional nos termos atuais, quando pesquisadores das áreas de psicologia, sociologia, ciência política, economia e de outras ciências sociais procuravam desenvolver uma estrutura unificada de pesquisas organizacionais; mas apesar das intenções de seus fundadores, o campo do comportamento organizacional tem resistido à unificação. Atualmente encontra-se dividido em três áreas: comportamento microorganizacional, mesoorganizacional e macroorganizacional. 2 - O Comportamento Organizacional
O comportamento organizacional se preocupa com o estudo de que as pessoas fazem nas organizações e de como esse comportamento afeta o desempenho dessas empresas.
O comportamento organizacional investiga as questões relacionadas com liderança e poder, estruturas e processos, aprendizagem, percepção, atitude, motivação, mudanças, conflito, entre outros temas que afetam os indivíduos e as equipes nas organizações.
O estudos proporcionados pelo comportamento organizacional, acabam tornando-se poderosas ferramentas de gestão.
Ressalta-se que as pessoas são diferentes e que à abordagem do comportamento organizacional considera as variáveis relacionadas com o ambiente, tecnologia, personalidade e cultura, para entender as relações de causa e efeito.
Então, pode-se dizer que o comportamento