trabalho de campo
O trabalho de campo foi realizado no dia 25 de maio de 2013, com o objetivo de analisar a vegetação, relevo, solo, ações do clima e antrópicas em áreas urbanas e rurais do território do município de Presidente Prudente. O ponto de encontro foi aFCT/UNESP.
O objetivo do trabalho foi aprender na pratica os temas tratados em sala de aula na matéria de Geografia Física.
1° parada bairro São Matheus
Latitude: 22° 05’ 46.5’’ S
Longitude: 51° 24’ 27.0’’ O
Altitude: 470m
Deste ponto é possível visualizar todo o processo de verticalização do município de Presidente Prudente, entretanto a visualização foi impossibilitada pela neblina que havia na região, portanto a analise se ateve aos elementos mais próximos do local. A legislação exige que os loteamentos possuam uma área verde, nos condomínios fechado fechados estas áreas ganham um caráter comercial utilizadas em função da valorização do terreno. Neste local onde fizemos a primeira parada a manutenção dessa área verde se de uma praça publica com pouquíssima vegetação apenas grama, e algumas árvores.
Muitas vezes a população se volta contra as praças publicas, pois na maioria dos casos essas áreas ficam abandonas sem manutençãoe acabam se tornando deposito de lixo.
Estávamos em uma área com superfície côncava que proporciona a concentração de fluxos superficiais de água, a área verde assume então o papel de absorção de agua reduzindo a quantidade de agua que chega no ponto de convergência da superfície côncava.
As áreas verdes possuem um papel muito importante na infraestrutura que vai além do lazer ou da estética.
2° parada Residencial Tapajós
Latitude: 22° 05’ 04.3’’ S
Longitude: 51° 22’ 38.7’’ O
Altitude: 446m
No Residencial Tapajós foi possível observar a construção de casas pequenas e muito próximas entre si, fato que pode gera um problema social no convívio tão próximo entre os moradores.
As casas foram construídas sobre platôs,