Trabalho de campo
Realizamos um trabalho de campo onde entendemos que a educação escolar é um sistema de ensino de objetivos intencionais, sistematizados e com alto grau de organização, cuja importância traduz uma democratização maior dos conhecimentos.
O primeiro compromisso da atividade profissional de ser professor (o trabalho docente) é certamente preparar os alunos para se tornarem cidadãos ativos e participantes na família, no trabalho e na vida cultural e política. O trabalho docente visa também a mediação entre a sociedade e os alunos. O professor, no ato profissional, deve exercitar o pensamento para descobrir constantemente as relações sociais reais que envolvem sua disciplina e a sua inserção nesta sociedade globalizada, desconfiando do normal e analisando as aparências, sejam do livro didático ou mesmo de ações pré-estabelecidas.
São as práticas educativas que verdadeiramente podem determinar as ações da escola e seu comprometimento social.
A pedagogia serve para investigar a natureza, as finalidades e os processos necessários às práticas educativas com o objetivo de propor a realização desses processos nos vários contextos em que essas práticas ocorrem. Ela se constitui, sob esse entendimento, em um campo de conhecimento que possui objeto, problemáticas e métodos próprios de investigação, configurando-se como “ciência da educação” (LIBÂNEO, 2005, p.83).
2. CAMPO E SUJEITO DA PESQUISA
Nos dias 18, 19 e 20 de novembro de 2009, visitamos o Centro Educacional “XY” para observarmos o seu funcionamento e realizarmos o trabalho de campo de Pesquisa e prática pedagógica na educação infantil. O Centro Educacional “XY” fica localizado na Rua Bolívar de Abreu, nº 130, Bento Ferreira, Vitória/ES e pertence ao sistema privado, atendendo crianças de classe média alta.
O Centro Educacional “XY” foi fundado no ano de 2001, no