Empreendedorismo no brasil
Empreendedorismo no Brasil.
De acordo com o Dr. José Dornelas um dos principais erros do empreendedor iniciante é minimizar a importânica do planejamento, mais do que nunca é preciso que as pessoas se informem e se capacitem.
A taxa de mortalidade das pequenas empresas no Brasil ainda é alta: 22 % fecham nos primeiros dois anos contra 15 % nos paises mais desenvolvidos.
Para você ter sucesso à frente de um pequeno empreendimento é importante que domine técnicas de gestão, mas também é fundamental que você tenha uma atitude, uma conduta, um comportamento protagonista, de liderança para que você tenha sucesso.
Abertura do negócio é a afinidade do interessado com o assunto .
O processo de seleção de atividade empresarial que vai estar atuando, tem que respeitar vários critérios: O primeiro é se você tem vocação para atuar neste ramo, sem você tem clientes, que é a razão de existir um negócio, se você tem fornecedores e concorrência.
Para quem esta começando, buscar a consultoria junto as empresa júnior, que funcionam nas faculdades é um excelente caminho ou então instituições como endeavor, que também incentivam o empreendedorismo e tem troca de informações entre empreendedores. Gente bem sucedida que se dispõe a contar a própria história, a própria experência para que os outros encurtem o caminho.
Aberto o negócio, ainda é necessário cuidar das relações de trabalho dentro da empresa que podem ser completamente diferentes de uma grande firma.
Os pequenos empresários também podem tirar proveito de um ambiente de trabalho mais restrito, onde os valores que devem ser buscados são mais homogêneos devido à presença do proprietário.
Outra preocupação permanente após a abertura das portas, deve ser a inovação. O empreendedor brasileiro não tem essa visão de abrangência além do país termos de atuação e o empreendedor brasileiro tem que se preprar para isso.
O crédito cresceu, as oportunidades também e o empreendedor pode ter problemas