Trabalho de campo e metáforas organizacionais
Trabalho de campo 1. O que entende por método científico? 2. E o que entende por técnica?
A ciência surge para atingir o conhecimento científico, para explicar cientificamente a realidade. A ciência interessa a descoberta de leis para explicar os fenómenos quer se tratem de fenómenos físicos ou naturais, quer se trate de fenómenos sociais e o estabelecimento de relações necessárias entre eles recorrendo ao método geral da investigação cientifica e as técnicas diversas que permitem recolher sistematizar e organizar dados concretos sobre os fenómenos. O resultado de todo o esforço de recolha e de interpretação teórica de dados recolhidos através da utilização de técnicas constituirá uma explicação científica mais ou menos satisfatória dos fenómenos observados. Porém a construção de uma ciência seja ela natural ou social não se faz ao acaso pois obedece a um processo utiliza um método de investigação apropriado e recorre a determinadas técnicas como instrumentos de trabalho. Como é frequente confundir-se método com técnica, vamos então distinguir estes dois conceitos:
Método - poder-se-á definir como um conjunto de procedimentos utilizados pelo pensamento com o intuito de atingir o conhecimento recorrendo-se para tal a determinadas técnicas que deverão ser criteriosamente seleccionadas tendo em conta o tipo de trabalho a realizar. O método científico é o caminho para atingir um determinado objectivo.
Técnica - poder-se-á definir como um conjunto de processos que funcionando como instrumentos de trabalho nos permite pesquisar, recolher e tratar determinadas informações com vista à obtenção de determinados resultados. Como exemplo de algumas técnicas utilizadas nas ciências sociais e humanas, temos o método de inquérito por questionário de resposta aberta, o método de inquérito por questionário de resposta fechada e o método de inquérito de resposta mista. Temos também a técnica da entrevista, entrevista não