Balela
Actividade laboratorial 1.2
12.05.10
Página.
1. Objectivos …………………………………………………………………………………….…………………………………. 3
2. Introdução Teórica ………………………………………………………………………………………………………….. 3
3. Parte Experimental …………………………………………………………………………………………………..……… 8
3.1. Material …………………………….…………………………………………………………………………………………. 8
3.2. Procedimento ………………………………………………………………………………………………………………. 8
4. Registo e Tratamento de Resultados ……………………………………………………………………………… 9
5. Conclusões e Críticas …………………………………………………………………………………………………...… 11
Esta actividade laboratorial tinha como objectivo sintetizar um sal complexo – Sulfato de Tetraaminocobre (II) mono-hidratado – a partir da reacção entre o Sulfato de Cobre (II) Penta-hidratado e o Amoníaco. Pretendíamos aplicar os nossos conhecimentos teóricos relativamente aos cálculos estequiométricos, como é o caso da determinação do reagente limitante e do rendimento de uma reacção química. Assim como o aperfeiçoamento de algumas técnicas já aprendidas anteriormente.
Os sais são compostos químicos que resultam da ligação entre um catião e um anião, formados por acção de um ácido forte sobre um metal, sobre um óxido metálico, ou ainda por neutralização de um ácido com uma base, na qual o hidrogénio do ácido foi substituído por um metal ou por outros iões positivos.
* Sais simples: compostos iónicos formados por um único tipo de catião e um único tipo de anião (Exemplo: NaCl) * Sais duplos: possuem dois tipos de catiões e/ou aniões.
* Sais hidratados: contêm na sua estrutura moléculas de água, para além dos iões.
* Sais complexos: contêm iões complexos na sua constituição. Estes sais têm cores muitos vivas - como por exemplo: Sulfato de tetraminocobre (II) mono-hidratado de cor azul-violeta. E desempenham papéis importantes na vida dos seres vivos, na