Planejamento estrategico
Os Impactos da Crise Mundial diante dos Projetos Estratégicos do Minério de Ferro no Brasil: Estudo de Caso – Expansão do Complexo Minerador de Carajás.
3 - JUSTIFICATIVA
Com o projeto estratégico da expansão das atividades de extração e beneficiamento de minério de ferro no Complexo Minerador de Carajás, em operação desde 1985. O programa conhecido como serra sul tende a produzir o melhor minério de ferro do mundo, abastecendo o mercado nacional e internacional, a atuação da Vale nos municípios de Parauapebas e Canaã dos Carajás, no sudeste do Pará, vem proporcionando à região Norte do Brasil um forte ciclo de desenvolvimento econômico e social, com benefícios igualmente importantes para a preservação do meio ambiente. (Relatório de Insustentabilidade da VALE 2012. pag.02)
Para entendimento do trabalho é importante historiar a percepção estratégica da mineração no Brasil.
Antes da Crise
A mineração de ferro vem experimentando uma expansão vertiginosa nos últimos anos de 2000 a 2007, fruto da grande escalada de produção e consumo de aço nos países asiáticos, em geral, e, na China, em particular. O crescimento acelerado da riqueza nessa região, expressa pelo produto interno bruto, leva ao maior consumo de aço, em vista de grandes investimentos governamentais em infra-estrutura, desenvolvimento da indústria de bens de capital, consumo de bens duráveis, etc.
O ano de 2007 foi marcado por uma série de acontecimentos no mundo, com impacto positivo sobre o setor mineral, em particular na mineração de ferro, mas, também, por incertezas e riscos:
• Rápido crescimento econômico em muitos países populosos e em desenvolvimento;
• Altos e crescentes níveis de consumo de minerais e de petróleo;
• Aumento dos preços dos minerais, minérios e energia em geral;
• Continuado movimento de consolidação do setor de mineração;
• Manifestações nacionalistas de estatização de ativos em mineração e aumento abusivo de taxas e impostos nas atividades