Trabalho de biologia
Em meio a tantas teorias, todas elas apresentam um conceito em comum: a Terra começou a ser habitada há mais de 3 bilhões de anos por micróbios.
Os biólogos estão fazendo um ótimo trabalho mostrando como os organismos vivos funcionam, mas ainda não sabem responder muitas perguntas referentes à vida e como ela pode ter evoluído através de um mundo praticamente desabitado.
1. Teoria dos mares
Você já imaginou se a vida foi iniciada em um ambiente aquático? Pois é, a teoria de que a vida surgiu nos mares indica que tudo pode ter começado através de fontes hidrotermais – uma das maiores zonas de biodiversidade da Terra – que não necessitam de luz solar e fotossíntese.
As fontes teriam expelido moléculas ricas em hidrogênio, mantendo-as concentradas em um único ambiente, favorecendo os minerais catalisadores. Até hoje, esse ambiente cultiva um grandioso ecossistema.
2. Primórdios no gelo
Quando o sol não esquentava tanto a Terra como nos dias de hoje, o gelo pode ter dominado os oceanos. Já imaginou você, indo para a praia com os amigos, quando se depara com o mar todo congelado? Assim fica difícil, né?
A camada de gelo possivelmente formada no oceano há 3 bilhões de anos pode ter protegido alguns compostos orgânicos mais frágeis dos raios ultravioleta. Aliás, o frio pode ter sido um dos fatores fundamentais para ajudar as moléculas a sobreviver por mais tempo, permitindo a proliferação.
A teoria vem sendo aprimorada ao longo dos anos por cientistas como Stanley Miller e o biólogo molecular da Universidade Albert Einstein de Medicina em Nova York, Matthew Levy.
3. Faíscas da vida
Um famoso experimento realizado pelos cientistas Miller e Urey na Universidade de Chicago em 1953 pode indicar o início de vida na Terra. A