ECONOMIA
Karl Max
Aluno: Fernanda de Paula Teixeira
Recursos Humanos – Sala 202
1 –
Segundo Marx, uma mercadoria possui primeiramente um valor de uso, uma utilidade. Possui seguidamente um valor de troca. Os dois valores estão ligados, dado que um objeto não se vende a não ser que seja útil a alguém. E, todavia, não é possível ligar o valor de troca à utilidade, porque não é verdadeiro que uma mercadoria tenha tanto mais valor quanto mais útil é.
2- E a mercadoria que desempenha a função de equivalente geral para intermediar a troca de mercadorias.E a forma independente de valor que esta contida na mercadoria.
As funções da moeda será:
- Padronizar os preços;
- Intermediar as trocas de forma mais dinâmicas;
- Reserva de valor, utilizado para entesouramento.
3 – Os elementos necessários para caracterizar o processo de produção capitalista são:
- mercadoria;
- dinheiro;
- Força de trabalho como mercadoria.
4- A força de trabalho como mercadoria so ocorre quando os produtores diretos estão completamente separados das condições de trabalho(maquina, matéria prima, etc) e para sobreviver, tem que vender sua capacidade de trabalho.
O duplo aspecto será como valor de uso (gera e conserva o valor) e valor de troca (dado pelas condições materiais de reprodução do trabalho e de sua família – o que eles gastam para sobreviver).
5 - Capital e a relação especifica a uma determinada organização social, na qual alguns indivíduos detém o controle dos meios de produção e outros, somente sua capacidade de trabalho.
6- O processo de produção capitalista (processo de produção) gera valor por meio de consumo da mercadoria criadora de valor:
A força de trabalho.
No processo de valorização o capitalista adquire a força de trabalho por valor equivalente ao valor do gasto com mercadorias para o trabalhador reproduzir-se:
Valor força trabalho = x horas/homem
No processo produtivo (controlado pelo capitalista), tempo de trabalho gasto