metodo de trabalho em grupo
O método de ensino é a maneira pela qual o professor organiza as atividades a fim de que os alunos possam atingir os objetivos em relação a um conteúdo específico, tendo como resultado a assimilação dos conhecimentos e o desenvolvimento das capacidades cognitivas e operativas dos alunos.
De acordo com esse preceito, o eixo de processo de ensino é a relação da capacidade de aprender entre o aluno e a matéria. Os métodos de ensino consistem na mediação escolar tendo em vista ativar as forças mentais dos alunos para assimilação da matéria.
No trabalho docente, o professor seleciona e organiza vários métodos de ensino e vários procedimentos didáticos em função das características de cada matéria. Sendo assim, trataremos nesse referencial teórico o método de ensino de trabalho em grupo que foi utilizado no estágio supervisionado das matérias pedagógicas do ensino médio, que ocorreu no Colégio Estadual Cristóvão Colombo, na cidade de Jardim Alegre.
O Método de trabalho em grupo vai subsidiar na formação docente o debate, a crítica e a participação dos alunos, que, muitas vezes, não o fazem no grupo maior, também vai desenvolve habilidades de síntese, coordenação, colaboração, análise, aceitação de opiniões divergentes e autodisciplina.
Historicamente, não há relatos sobre o exato momento da criação e quem foi que criou o método de trabalho em grupo, mas sabemos que essa técnica é utilizada a muito tempo. Segundo Comenius (1592-1679) ”o método de trabalho em grupo surgiu pela necessidade de os alunos se beneficiarem ensinando uns aos outros”.
Esse tipo de método serve para execução de tarefas especificas, ou seja, quando se deseja aprofundar determinado tema como resolução de casos e problemas, leitura e análise de textos e também quando se deseja a maior participação e envolvimento dos alunos.
Esse método consiste, fundamentalmente, em distribuir temas de estudo iguais ou diferentes a grupos fixos ou variáveis, compostos de três a