Trabalho de Grupo-Métodos de ensino. Unopar
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO 6
4 REFERÊNCIAS 7
1 INTRODUÇÃO
A escola como instituição voltada para atender aos alunos independentemente de cor, raça, religião e situação financeira, tem como principal função agir como mediadora cultural e social, servindo de “ponte” entre o aluno e o novo conhecimento. Dentro de uma escola existem professores com diferentes métodos de ensino, por exemplo, o método tradicional e método histórico. Este trabalho tem por objetivo comparar os métodos e opiniões do educador que utiliza o método tradicional e do que utiliza o método histórico-crítico, sendo baseado nas respostas dos dois professores de diferentes idades que foram entrevistados sobre o papel da escola, suas formas de ensinar e incentivar os alunos.
2 DESENVOLVIMENTO
Com a contínua evolução da cultura, economia e política, a escola e os métodos utilizados para aprendizagem dos alunos estão sempre se atualizando. Temos por exemplo dois métodos bastante discutidos, o método tradicional de ensino e o método histórico-crítico. Como seria o método tradicional de ensino?
O professor tradicional usava os métodos impostos pela escola, seguindo a risca o currículo, já que o mesmo era cobrado no final do ano letivo em relação ao ensino do conteúdo determinado pelo currículo, a metodologia adotada tinha por princípio o aprender mecânico, sem a relação com a realidade ou a reflexão do aluno. Baseado nisso o professor utilizava como objeto de conhecimento o livro didático, usando a leitura oral ou silenciosa pelos alunos, escrevendo textos no quadro negro, passando exercícios e suas respostas, sem a interatividade dos alunos, ou seja, o aluno teria que decorar a matéria proposta sem pensar, perguntar ou opinar, um exemplo é a tabuada, o aluno era obrigado a decorá-la para mostrar que absorveu o conteúdo. Além disso, o professor desconsiderava as diferenças sociais, culturais e intelectuais dos alunos que existiam dentro da sala de