Trabalho de Biologia
1. Introdução
O socozinho, Butorides striatus, é uma espécie com ampla distribuição nas áreas alagadas das Américas e em grande parte do mundo, onde se adapta muito bem ao meio urbano. (Bird Life, 2005). Apresenta caracteristicas morfológicas como plumagens em tons escuros, pernas curtas e amarelas, anda agachando, se camufla nas folhagens próximas às margens das regiões alagadas. (Sick, 1984). No período não reprodutivo, possui o hábito solitário durante o ano inteiro; já no período reprodutivo apresentam monogamia, onde ficam separados das demais aves da família ou da mesma espécie, sendo raro encontrar colônias. Não chega a desenvolver uma plumagem especial de reprodução. (Santiago, 2006).
Nidifica próximo às margens dos rios, lagoas ou regiões alagadas onde constroem uma plataforma de galhos finos e grossos, colocada numa árvore, 5 a 10 m do solo. Neste ninho, a fêmea põe 3 ou 4 ovos verde-pálidos ou azuis, medindo 38 x 29 mm. O período de incubação é de 21 a 23 dias. (Mendes, et al. 2004).
É uma ave muito inteligente e “brincalhona”, onde jovens e adultos foram registrados manipulando gravetos, raízes, folhas e fragmentos vegetais quando está próximo a margem de água. Quando o objeto era um peixe, também o jogavam para cima. Socozinhos jovens brincavam com pequenos pedaços de madeira, frutos e objetos flutuantes, que apanhavam e largavam na água repetidamente. O comportamento registrado para os socozinhos são classificados como brincadeira com objetos, i.é., entretenimento com um objeto inanimado, incluindo manipulação exploratória, sendo considerado como tendo função importante no desenvolvimento motor e prática de habilidades específicas, principalmente alimentação e reprodução. (Sazima, 2008).
Para se alimentar, captura insetos e pequenos invertebrados, como técnica de pesca, fica parado à espreita, equilibrando-se num galho à baixa altura ou próximo à borda d'água; inclina-se para frente até o bico encostar na água,