meios de comunicação de massa
448 palavras
2 páginas
Meio de comunicação de massa é a ação de informações através de jornais, televisão, rádios, celular e também pela Internet, os quais se reúnem em um sistema denominado mídia. A comunicação de massa tem a característica de chegar a uma grande quantidade de receptores ao mesmo tempo, partindo de um único emissor. As sociedades receptoras geralmente são urbanas e complexas e passam por processos múltiplos e dinâmicos em que há um grande poder da mídia sobre seus habitantes. A comunicação humana pode ser classificada em dois aspectos distintos, sendo desenvolvida em vários campos de naturezas diferentes: a comunicação em pequena escala e a comunicação de massa. Nos dois casos, o ser humano começou a lidar com utensílios para auxiliar e tornar potente o processo de produzir, enviar e receber mensagens. A tecnologia se tornou aliada de tal comunicação humana, além de passar a participar da rotina da humanidade ao longo de seu desenvolvimento. Os meios e os conteúdos da comunicação de massa desempenham três funções:
- Simplificar a realidade tornando mais palpáveis os processos de mudanças de atitudes e comportamentos;
- Reduzir tensões e conflitos nas relações de trabalho, superando relações de conflitos entre chefias e subordinados;
- Favorecer a identificação da mensagem passada, com tipos claramente definidos e estereotipada;
Os meios de comunicação além de informar, também podem ser prejudiciais para pessoas que não tem outra fonte de informação, elas passam a acreditar em tudo que é mostrado na TV e passam a aceitá-la como "verdade absoluta", perdem um pouco de senso crítico, pois não tem nenhuma outra fonte para contestar aquela mensagem recebida pela televisão.
Atualmente, com as novas tecnologias de comunicação, é possível um melhor e mais rápido acesso à informação, sendo muito fácil, através da Internet, obter dados sobre inúmeros assuntos que antes não era possível. Mas é necessário também estar ciente dos riscos que ela comporta e ter em atenção