Trabalho de benchmarking 2
2014 /1
BENCHMARKING
BELO HORIZONTE – MG
2014
Sumário
Resumo
Introdução
Conceito de Benchmarking
Definindo o Benchmarking
Tipologias do Benchmarking
Etapas do processo de Benchmarking
Considerações finais
Referências
Resumo
Este trabalho apresenta o benchmarking como ferramenta de gestão para as organizações que desejam alcançar a excelência. Para tanto foram abordados os principais conceitos e as tipologias desta ferramenta das melhores práticas. Assim, o objetivo do trabalho é trazer uma abordagem teórica da ferramenta.
Introdução
Benchmarking (termo inglês que significa "aferição", de "benchmark" que significa "marca de referência") é a busca das melhores práticas na indústria que conduzem ao desempenho superior. É visto como um processo positivo e pró-ativo por meio do qual uma empresa examina como outra realiza uma função específica a fim de melhorias em como realizar a mesma ou uma função semelhante. O processo de comparação do desempenho entre dois ou mais sistemas é chamado de benchmarking, e as cargas usadas são chamadas de benchmark.
As raízes lingüísticas e metafóricas do benchmarking vêm do termo usado pelos agrimensores, que designavam benchmarking como uma marca ou referência feita sobre uma rocha, muro ou edifício. Portanto, um benchmarking servia como referência para determinar sua posição ou altitude em medidas topográficas ou para os registros das marés. Em termos gerais, benchmarking era originalmente o ponto de observação de onde as medidas poderiam ser feitas ou servir de referência para outras.
Embora a palavra seja relativamente nova e os conceitos do que seja Benchmarking venham se ampliando gradativamente, pode-se afirmar que desde o início da história do homem, ele vem observando a realização de ideias de seu semelhante, adaptando-as e aperfeiçoando-as de acordo com suas necessidades.
E continuamente o homem, os grupos e as empresas vêm buscando