Trabalho De Bcc
Bases computacionais da ciência- Diurno
Terça-feira 10:00- 12:00
Professor: André Luiz Brandao
5- A computação ubíqua pode ser chamada também de computação pervasiva, e ubicomp, descreve a presença direta e constante da informática e tecnologia na vida das pessoas, em casa, e outros ambientes.
Outra nomenclatura é a inteligência ambiental, o nome ubíquo é um termo do latim ubiquu, que significa “estar em todos os locais”.
Ela tem como objetivo de integrar totalmente a relação tecnologia com os seres humanos, de uma maneira que seja invisível, no sentido automático, que seria as pessoas usarem e terem a necessidade de usar, sem ao menos perceber.
Os computadores estão tão presentes na vida das pessoas, que eles tornamse “humanos”, com seus sistemas inteligentes, que os tornam onipresentes.
Para que isto seja possível, a utilização da chamada interface natural, torna a comunicação mais sensível e fácil, através de formas de interagir com as pessoas, visão, gesto, fala.
Outra forma é a computação sensível, que seria a captura de situações através de dispositivos eletrônicos, como os movimentos da pessoa, com sensores de movimento. O sistema para gerencias a computação ubíqua, pode ser de pequeno porte, apenas com uma conexão de rede sem fio a um computador, que tenha uma grande capacidade.
Um exemplo seria casas que podem ser controladas pela tecnologia obiqua, com todos os aparelhos eletrônicos, podendo ser ligados e desligados, e até o monitoramento de pessoas, e até mesmo controlar itens da dispensa pelo prazo de validade.
Ela utiliza aprimoramentos dos Sistemas de Informaçao Distribuidos (SID), os quais oferecem essa tecnologia por meio de software.
O desafio da computação ubíqua é estar cada vez mais presente na vida das pessoas, de forma que a interface seja capaz de armazenar informações e literalmente, aprender a partir das funções realizadas anteriormente programadas. E até compartilhas dados e