trabalho de formatura bcc
O Trabalho de Formatura é uma disciplina que visa proporcionar ao aluno que está finalizando o BCC a oportunidade de aprofundar, integrar e/ou aplicar os diversos conhecimentos que aprendeu nas várias disciplinas realizadas durante o curso e que lhe poderiam parecer elementos desconectados. Ao final desta disciplina, o aluno deverá:
Ter desenvolvido algum trabalho de grande porte sobre um tema na área de computação, podendo este ser um software, trabalho acadêmico, ou científico
Mostrar maturidade na documentação do trabalho desenvolvido, por meio da produção de uma monografia sobre o trabalho realizado
Mostrar desenvoltura para apresentar seu trabalho em público na forma oral (palestra) e na forma de pôster
Apresentar uma apreciação pessoal e crítica sobre o trabalho desenvolvido, destacando quais conhecimentos adquiridos nas disciplinas e como eles ajudaram a realização do trabalho.
Topo
Como funciona
O trabalho de formatura deve ser desenvolvido individualmente ou em grupo sob a supervisão de um docente do Departamento de Ciência da Computação do IME. Casos excepcionais (supervisores de outros departamentos da USP) poderão ser considerados.
A escolha do tema a ser trabalhado pode ser uma iniciativa do próprio aluno ou ser realizada em conjunto com um supervisor. Em ambos os casos, a tarefa do supervisor é orientar o aluno durante o desenvolvimento do trabalho e na preparação da monografia e ajudar o responsável da disciplina a avaliar o trabalho.
Trabalhos em grupo deverão ser substancialmente maiores que trabalhos individuais. Espera-se que cada aluno dedique pelo menos um total de 480 horas para seu trabalho de formatura.
O tema escolhido pode ser desenvolvido de diferentes formas: pode-se realizar uma investigação de natureza teórica ou experimental, projetar e implementar um sistema computacional, etc. O trabalho pode ainda ser baseado em uma Iniciação Científica realizada anteriormente pelo aluno ou mesmo em um estudo ou