Trabalho de barragens
RG:12092100612
TRABALHO DE BARRAGENS
SÃO PAULO
2014
Informações preliminares para a fase de planejamento
Ciclo hidrológico – definição O ciclo hidrológico é o fenômeno global de circulação fechada da água entre a superfície terrestre e a atmosfera, impulsionado fundamentalmente pela energia solar associada à gravidade e à rotação terrestre (Figura 3). É responsável pelo movimento de enormes quantidades de água ao redor do mundo. O Quadro 2 apresenta o período de renovação da água em diferentes reservatórios na Terra.
Percebe-se que, o movimento da água é bastante variado em função do tipo de reservatório. O acesso ao volume total de água estocada nos diferentes reservatórios existentes não é uma tarefa elementar, pois como se verifica no Quadro anterior, o ciclo hidrológico ocorre de forma muito variável e dinâmica. Verifica-se que a água dos rios apresenta um tempo de permanência muito curto em relação aos outros reservatórios, favorecendo substancialmente a elevação da taxa de renovação da água por meio do ciclo hidrológico. O mesmo ocorre com o armazenamento da água na atmosfera, isto é, no prazo de uma a duas semanas, a água que sobe à atmosfera retorna à superfície da terra, podendo reabastecer o fluxo dos rios, a umidade do solo, as reservas subterrâneas, etc.
A soma dos recursos hídricos superficiais da Terra é representada pelas estimativas do volume médio anual de todos os rios do mundo. Esse volume é utilizado como o limite máximo de consumo de água no mundo em um determinado ano Disponibilidade hídrica e uso da água A demanda total de água no mundo, no ano 2000, ficou em torno de 3.940 km3, o que representa menos de 10% do volume total disponível.
Portanto, em nível global, não há escassez hídrica. No entanto, a má distribuição espacial e temporal dos recursos hídricos faz com que algumas áreas