PRESSÃO ARTERIAL
Controle da pressão arterial
É sempre importante fazer exames regulares para detectar como andam seus batimentos cardíacos, além de saber como está a perfusão nos diferentes locais da circulação, como cérebro, pulmões, tronco e rins.
Existem dois mecanismos de regulação da pressão arterial, o mecanismo rápido e o mecanismo lento.
Mecanismos Rápidos (Nervosos)
Sistema de controle barorreceptor (pressorreceptor– receptores ativados pela deformação da aorta devido à pressão elevada);sistema de controle quimiorreceptor (angiotensina); reflexos atriais e da Artéria Pulmonar; resposta isquêmica do SNC Começam a atuar segundos a minutos após a alteração da PA, tendem a se ADAPTAR (simpático) e não “devolve” a PA ao seu valor inteiramente normal.
Mecanismos Lentos
Início demorado, sua eficácia é maior com o passar do tempo, podendo “devolver” completamente a PA ao valor normal.
Os pressoceptores estão interligados com o tronco encefálico – centro cardiorrespiratório (cardioinibidora e vasomotora). A cardioinibidora libera acetilcolina no nódulo sino atrial, quando quer diminuir a FC, atuando no parassimpático. A vasomotora libera noradrenalina no nódulo sino atrial, e se inerva também para os vasos fazendo vasoconstrição. Juntas fazem o equilíbrio da FC.
Os quimiorreceptores diminuem a PA (renina, angiotensina, aldesterona). A renina é secretada e o fígado envia angiotensinôgenio para a corrente sanguínea. Juntos formam a angiotensina 1, que no pulmão