AIDS
A AIDS é considerada um dos principais problemas da atualidade, pelo seu caráter pandêmico, ou seja, afeta a população de diversas regiões e sua gravidade. A doença se manifesta em pessoas que adquirem o vírus HIV (Vírus da Imunodeficiência Humana), o mesmo ataca os glóbulos brancos, dificultando a proteção de inúmeros micro-organismos, como as bactérias e vírus. Ao contrário do que muitos pensam, não é a AIDS que provoca a morte do individuo e sim as doenças oportunistas.
Esse assunto é pouco comentado pela sociedade, pois é considerado tabu, porém é essencial a todos nós sabermos mais a respeito do vírus HIV, que desencadeia a DST (Doença Sexualmente Transmissível) AIDS, para podermos nos prevenir.
Como ocorre a transmissão?
O HIV pode ser transmitido através de mães infectadas, na gravidez, parto ou amamentação, transfusões de sangue contaminado, relações sexuais, uso de instrumentos que perfuram a pele e entram em contato com o organismo quando reutilizados e não esterilizados.
Para que haja a possibilidade de transmissão através do beijo, seria necessária uma lesão grande na gengiva ou sangramento na boca, então o contágio dessa forma é incomum.
O HIV/AIDS não é transmitido através do suor, lagrima, aperto de mão, abraço, compartilhamento de toalhas, lençóis, talheres, copos, assentos de ônibus ou pelo ar.
É possível o convívio com um portador de HIV ou aidético tranquilamente, pois beijar, abraçar, dar carinho e compartilhar o mesmo espaço físico não são meios de adquirir a doença.
Os grupos de risco são as pessoas que não usam preservativos, não mantém fidelidade ao parceiro sexual e os usuários de drogas ou medicamentos que não possuem cuidados com as seringas. Havia inúmeros mitos em relação aos homossexuais na década de 80, pois a epidemia foi descoberta em um par de gays, mas essas pessoas tem a mesma chance de transmissão e devem ter os mesmos cuidados que os heterossexuais.
Quais os sintomas?
O portador do vírus HIV