Trabalho Barragens Yuri
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL
Missão UDC: "Formar profissionais capacitados, socialmente responsáveis e aptos a promoverem as transformações futuras.”
IMPACTOS AMBIENTAIS E SOCIAIS DA CONSTRUÇÃO DE BARRAGENS
LUCIANO ALENCAR
YURI FERNANDO SZPAK
FOZ DO IGUAÇU
2015
LUCIANO ALENCAR
YURI FERNANDO SZPAK
IMPACTOS AMBIENTAIS E SOCIAIS DA CONSTRUÇÃO DE BARRAGENS
Trabalho de Barragens apresentado ao Prof.º Julio Filla, 9º período noturno do curso de Engenharia Civil do Centro Universitário Dinâmica das Cataratas
FOZ DO IGUAÇU
2015
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÂO 4
2. REFERENCIAL TEÓRICO 6
3. ESTUDO DE CASO 8
3.1 AS BARRAGENS RIACHO SECO E PEDRA BRANCA 8
4. CONSIDERAÇÕES FINAIS 15
REFÊRENCIAS 16
1. INTRODUÇÂO
A humanidade desde tempos imemoriais atua e interage com o ambiente modificando-o e transformando-o de acordo com suas necessidades. O homem como agente modelador do espaço pode trazer grandes danos ao ambiente e respectivamente a si próprio. Um exemplo dessa transformação ocorre por conta da construção de barragens, que são construídas para diversos fins, mas, sobretudo visa resolver o problema da escassez de água no período de estiagem de uma determinada região.
O uso da água tem se intensificado nas últimas décadas com o desenvolvimento econômico, tanto no que se refere a demanda da produção como para a utilização doméstica. Diante da importância que a água tem adquirido, deve haver um gerenciamento eficaz no âmbito de uma bacia Hidrográfica, pois a mesma é reconhecida como unidade espacial na Geografia física desde o fim dos anos 60 e a partir dela que se dá o equilíbrio do sistema ou ainda a qualidade ambiental nela existente.
Embora a água seja um recurso único, insubstituível, base da vida, que se aprende a compreender como uma totalidade indispensável, algo dado de antemão na estruturação de qualquer sociedade. Por isso é percebida por boa parte dos