Ciências Sociais Caso concreto 1
Questão discursiva:
Leia o diálogo a seguir.
- Hoje o sol está de rachar!
- É verdade! Como pode uma bola de fogo menor que a Terra, que fica girando em volta da gente, fazer tanto calor?
- Que nada, homem” A terra é menor do que o sol” É por isso que faz tanto calor!
A ciência, recorrentemente, se defronta com raciocínios desse tipo, relacionado a falsas certezas. Demonstre as principais diferenças entre o pensamento científico e o senso comum e apresente, pelo menos, dois outros exemplos de convicções decorrentes da utilização do senso comum e refutadas pela ciência.
A grande diferença ente o senso comum e o pensamento científico estão na sua essência sobre a verdade, onde qualquer pessoa pode acreditar que o sol nascerá de manhã, seguindo o seu senso comum, pois pelo hábito, está acostumado ao amanhecer, porém o pensamento científico, estuda e prova as razões do porquê o sol irá nascer ao amanhecer, o pensamento científico se baseia em provas, pesquisas, e na total comprovação dos fatos, enquanto o senso comum está baseado nas experiências pessoas, experiências culturais, hábitos, e gerações anteriores. Podemos citar outro exemplo como a lei da gravidade, qualquer pessoa é capaz de soltar um objeto, sabendo que o mesmo irá cair, seguir em direção ao solo, o senso comum está demonstrado nessa ocasião pelo hábito, e experiências que ocorrem no dia a dia, o conhecimento científico, estuda o porquê do objeto ir ao chão, e comprova que existe uma força gravitacional, que faz o objetivo seguir em direção ao solo.
Questão de múltipla escolha:
A lei da gravidade, elaborada por Isaac Newton, a Lei da conservação da massa, de Lavoisier, popularizada na expressão, “na natureza nada se cria, tudo se transforma”, e a Teoria Heliocêntrica, preconizada por Nicolau Copérnico, evidenciam que características, próprias do pensamento científico?
a) Objetividade e neutralidade.
b) Generalidade e sacralidade.
c)