Caso concreto Fundamento das Ciências Sociais AULA 1
Caso concreto Fundamento das Ciências Sociais
As principais diferenças entre o senso comum e o pensamento cientifico:
Senso comum: Trata-se de um conhecimento popular, não tem comprovação, experimento ou observação, normalmente é passada dos mais velhos para os mais jovens, uma cultura de gerações, são argumentos ou conhecimentos comuns a todos ao redor.
Pensamento científico: Já o pensamento científico nos ensina que o conhecimento exige um método, é sistemático, encontra teorias que expliquem os casos que exigem experiências científicas é passado para nós após observação, experimentos e comprovações de pesquisas entre outros.
Referente aos exemplos de convicções equivocadas estarei citando os mesmos abaixo:
Referente ao senso comum podemos apresentar o caso das espinhas no rosto de uma pessoa, todos falam que esses podem ser gerados pelo excesso de chocolate consumido ou as vezes até falam sobre o amendoim ou prazer sexual entre outros exemplos, porém a ciência não comprova nenhum desses fatos citados acimas, tratando-se de informações passadas de geração para geração, ou seja, senso comum.
Outro caso de senso comum é um bem antigo, lá da época dos escravos, esses que consumiam manga e leite, o que custava para os senhores feudais, assim eles passavam a informação ao s escravos de que tomar leite com manga causaria a morte, onde muitos pararam de realizar esse procedimento, sendo que não é comprovado cientificamente que tomar leite e comer manga ocasiona tal tipo de reação.
Já em relação ao pensamento científico um exemplo é o de que a matemática é uma ciência exata, assim como as vacinas que imunizam as pessoas contras doenças, o soro que é usado para curar veneno no corpo humano entre diversos outros tipos de afirmações que possam ser comprovadas cientificamente.
Questão de múltipla escolha
Resposta: a) Objetividade e neutralidade