Trabalho de ATPS
1 INTRODUÇÃO
O presente trabalho de conclusão de curso teve início a partir da minha inserção ao estágio na Secretaria de Assistência Social e Habitação do município de Porto Real (RJ), onde vivenciei meu primeiro contato com a prática profissional do assistente social em diversas esferas da Política Social. Após o início das pesquisas bibliográficas surgiu o interesse em investigar a atuação dos assistentes sociais nos Centros de Referência de Assistência Social, pelo fato de ser esta instituição a “porta de entrada” para o Sistema Único de Assistência Social, a qual serve de referência para as famílias de seu território de abrangência.
Assim, como objeto de pesquisa definiu-se a atuação dos profissionais do Serviço Social na execução de suas funções no CRAS, objetivando a identificação dos desafios e avanços encontrados pelos assistentes sociais na execução da política de assistência social no CRAS de Porto Real (RJ). Além disso, buscou-se também conhecer o atendimento ao usuário, observar os conflitos éticos presentes na atuação dos profissionais e verificar os instrumentos teórico-metodológicos e técnico-operativos presentes na intervenção do assistente social.
O que é um Cras?
O que é o Centro de Referência da Assistência Social – CRAS?
O CRAS é uma unidade pública estatal descentralizada da política de assistência social sendo responsável pela organização e oferta dos serviços socioassistenciais da Proteção Social Básica do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) nas áreas de vulnerabilidade e risco social dos municípios e DF.
O que é o CRAS - Centro de Referência da Assistência Social?
O CRAS - Centro de Referência da Assistência Social é uma unidade pública estatal localizada em áreas com maiores índices de vulnerabilidade e risco social, destinada ao atendimento socioassistencial de famílias.
O CRAS é o principal equipamento de desenvolvimento dos serviços socioassistenciais da Proteção Social Básica. Constitui espaço de