Trabalho de atletismo
Depois das leituras, discussões e a apresentação de um seminário em sala, sobre alguns artigos científicos de atletismo, ficou visível que, essa disciplina é pouco infundida no meio escolar, devido às metodologias utilizadas no âmbito das instituições de ensino superior, Gomes (2008) acredita que o fato de as universidades muitas vezes não oferecer um ensino do atletismo com possibilidades concretas de abordagem no âmbito da escola, também contribui para que o professor exclua esse conteúdo da Educação Física Escolar. De acordo com Matthiesen (2005 e 2007), a falta de espaços físicos e materiais adequados, a formação profissional deficiente e o desinteresse de alunos e de professores pela modalidade, figuram como as principais justificativas para a pouca difusão desse esporte. Pela falta de preparação desses professores, percebe-se que os alunos saem prejudicados por não receberem esse conteúdo, pois perdem também a oportunidade de aperfeiçoar e melhorar a coordenação e a capacidade de rendimento físico geral do organismo. Portanto esse projeto busca oportunizar aos alunos do colégio de Ensino Fundamental Monteiro Lobato, a vivência do atletismo com metodologias diferentes, ou seja, de uma maneira lúdica, para que haja a quebra de tabus relacionadas ao conteúdo atletismo.
OBJETIVO GERAL
Oportunizar aos alunos do Colégio Monteiro Lobato, a vivência de atividades lúdicas, com o conteúdo atletismo.
OBJETIVO ESPECÍFICO
Possibilitar a quebra de tabus em relação às dificuldades encontradas na aprendizagem do atletismo, além de oportunizar a vivência dessa modalidade aos escolares envolvidos no projeto e contribuir dessa forma para seu aprendizado e desenvolvimento motor, a partir de atividades lúdicas, voltadas para os elementos do atletismo: Correr, saltar, lançar e arremessar.
* GOMES, C. L. J. O atletismo como conteúdo pedagógico e formativo. Programa de Desenvolvimento Educacional – PDE. Londrina, 2008; * MATTHIESEN, S. Q. Atletismo se