Trabalho De Ascaridiase
1.Introdução
Ascaridíase é o parasitismo desenvolvido no homem por um grande nematoide, Ascaris lumbricoides (da família Ascarididae), é conhecida popularmente por lobrigas ou bichas.É a mais cosmopolita e a mais frequente das helmintíases humanas na maioria dos casos, a infecção é leve e clinicamente benigna.O Ascaris lumbricoides é um parasito monóxeno, que precisa somente de um hospedeiro para completar seu ciclo vital.Como um enteroparasito ele habita o intestino delgado. As crianças são as mais atingidas.Sua transmissão é por rota feco-oral, através de alimentos ou mãos contaminadas, por incidir mais intensamente nos lugares com clima quente e úmido, e também quando as condições de higiene são mais precárias, principalmente, falta de saneamento básico.(Segundo Rey;Luis,2008)
Ref.: Rey, Luiz. Bases da Parasitologia Médica, Guanabara Koogan
2.Morfologia
Áscaris lumbricoides são vermes longos, cilíndricos e com extremidades afiladas, na região anterior. As fêmeas são maiores e mais grossas que os machos, tendo a parte posterior retilínea ou encurvada. Os machos são reconhecidos pelo enrolamento ventral, espiralado de sua extremidade caudal. As fêmeas chegam a medir 40cm de comprimento e os machos até 30cm de comprimento.(Fig. 1 a, b e c).Ele tem uma cor amarelada/rosada, sua boca se encontra na extremidade anterior, cercada por três bocas grandes, contem esôfago também, intestino e órgãos sexuais. A fêmea pode por 200,000 ovos por dia. Os ovos podem ser inférteis pela quantidade superior de fêmeas comparado aos machos, ou pela presença somente da fêmea.(Segundo Rey;Luis,2008)
Fig. 1 lombrigas adultas, macho (b) e fêmea (a):
3.Ciclo Evolutivo
A fêmea deve ser fecundada repetidas vezes pelo macho, e os espermatozoides desprovidos de flagelos acumulam-se no útero ou começo dos ovidutos onde são fertilizados a medida que por aí passem. A forma dos ovos férteis é oval ou quase esférica. (Fig:2). Quando postos pelos helmintos, esses ovos