Cartaz
Essas camadas são restos de montanhas destruídas pela erosão e submersas pelos mares que então se formaram. Esses grupos tiveram sua origem entre 600 milhões e 800 milhões de ano s atrás. O ambiente da época apresentava alimento em abundância. O lodo do fundo do mar oferecia esconderijo e proteção para os animais que aí viviam.
O habitat dos vermes pode ser o solo, onde esses animais executam notável trabalho de aeração e fertilização; os leitos marinhos próximos ao litoral; o fundo de charcos e lagoas; e os músculos e intestinos dos animais que infectam.
Verme é a designação que recebe qualquer animal invertebrado pertencente aos filos dos anelídeos, platelmintos, nemertinos, asquelmintos, priapulídeos, sipunculídeos, equiurídeos, acantocéfalos, pogonóforos, quetógnatos e foronídeos. Os de corpo cilíndrico, como os nematódios, são também chamados lombrigas.
O corpo dos vermes é mole e tem forma alongada. Esses animais são em geral desprovidos de apêndices e patas e se deslocam como répteis. Não têm esqueleto interno ou externo, mas alguns apresentam epidermes de maior ou menor resistência. Deve-se a criação do termo verme ao sueco Lineu, autor do sistema de classificação de animais e plantas que, com poucas modificações, continua a ser usado. Como vermes eram classificados os tardígrados (hoje incluídos entre os artrópodes), cirripídeos (atualmente incluídos na classe dos crustáceos), nematódios, priapulídeos, oligoquetas, sanguessugas, moluscos, lampreias etc.
O aperfeiçoamento do microscópio permitiu o estudo dos órgãos internos desses animais, o que levou à conclusão de que muitos deles deveriam constituir filos e classes independentes. Ao longo do século XIX