cartaz
Entender o significado do design é compreender os papéis que a forma e o conteúdo desempenham e perceber que o design também é comentário, opinião, ponto de vista e responsabilidade social. Criar um design é muito mais do que simplesmente montar, formatar ou mesmo editar; é acrescentar valor e significado, é iluminar, simplificar, esclarecer, modificar, dignificar, dramatizar, persuadir e talvez até mesmo entreter.
Design, em inglês, é tanto um verbo como um substantivo.
É o início e o fim, o processo e o produto da imaginação.
Paul Rand, designer gráfico. Do seu livro Design, Form, and Chaos, 1993.
Design Gráfico x Propaganda
(SAMARA, Timothy. Elementos do design, 2010)
“ O design gráfico e a propaganda compartilham o mesmo objetivo: informar sobre mercadorias, serviços, eventos ou ideais que alguém acredita ser de interesse do público: mas o design gráfico distingue-se da propaganda quando se trata deste último objetivo.
Uma vez que a propaganda informa seu público sobre algum produto ou evento, ela o induz a gastar dinheiro. Entretanto, o design gráfico busca simplesmente esclarecer a mensagem e transformá-la em uma experiência emocional. De fato, o design gráfico muitas vezes é utilizado como ferramenta para ajudar a vender mercadorias e serviços; mas o design de mensagens é, a sua essência, uma arte.”
Vinte regras para um bom design
1. Tenha um conceito.
“Se não houver uma mensagem, uma história, uma idéia, uma narrativa ou uma experiência útil a ser transmitida, não é design gráfico”.
Shigeo Fukuda, cartaz “Victory 1945”, 1975.
O simples ato de virar o projétil para o canhão simboliza a loucura da guerra.
MEGGS, Philip
Vinte regras para um bom design
2. Comunique, não enfeite.
“A forma carrega significado, seja simples ou abstrata.
Se ela não for adequada para uma dada mensagem, algo não planejado será transmitido”. Grapus, cartaz de exposição, 1982.
Camadas sobrepostas de símbolos