Cartaz
O papel da imagem na comunicação
Imagem significa a representação visual de um objeto.
Comunicação é o campo de conhecimento que estuda os processos de comunicação humana, a comunicação, inclui a teoria da informação, comunicação intrapessoal, marketing, publicidade, telecomunicações e jornalismo.
Na vida quotidiana, as imagens têm evoluído rapidamente através dos meios de comunicação. A relação entre imagem e linguagem é íntima. A imagem pode ilustrar um texto verbal ou o texto pode esclarecer a imagem. Imagem (visual, mental, virtual, material, imaterial, natural ou fabricada) é algo que se assemelha a outra coisa. “Ora se parece com a visão natural (sonho, fantasia), ora se constrói de um paralelismo qualitativo
(metáfora verbal, imagem de si, imagem de marca) ” como comenta Martine Joly.
A ilustração, a fotografia assumem papéis decisivos, as imagens podem compor uma narrativa.
Hoje é impossível, que uma publicação (papel ou on-line) dispense fotografia, fotojornalismo e animação computorizada.
O que é o Cartaz?
O cartaz é um aviso ou anúncio, escrito ou impresso, que é apresentado ao público para informar, fazer publicidade chamando a atenção.
Em 1480 foi impresso o primeiro cartaz.
Nos tempos mais antigos já se usavam cartazes manuscritos por vezes em madeira que eram afixados colados ou pregados à parede. O seu desenvolvimento dá-se a partir do XIX, com os resultados de novos processos de impressão.
O cartaz é cada vez mais um fenómeno típico das sociedades atuais, em que este se tem vindo a modificar, a simplificar-se atraindo o público, o cartaz deve ser entendido por toda a gente e levar a imaginação.
Para que é que serve um cartaz e seu público-alvo
O cartaz serve para divulgar uma mensagem, informar as pessoas, publicitar algo de forma direta, é colocado de forma a ser lido e visto por muitos observadores em simultâneo em locais mais ou menos habitados, em locais inesperados (paragem de
autocarro,