Pim rh
Alunos (as):
furustreca bezerra coutinho filomena batista florentina de Almeida eufrates consolação andrade
POLO
Codó- ma
2012
1. Descreva quais os fatores responsáveis na atualidade por levarem algumas pessoas a viverem nas ruas.
Os fatores responsáveis por levarem várias pessoas a viverem nas ruas são diversos, dentre eles podemos citar: a perda de vínculos com a família, decorrente da violência, da perda de algum ente querido, do desemprego, da perda de autoestima, uso de álcool, de drogas, doenças mentais. Alguns são imigrantes que há pouco chegaram às grandes cidades e ainda não conseguiram emprego ou um local para morar. Existem também aqueles que possuem um trabalho, mas que o salário é insuficiente para o sustento. Catadores de lixo e outros trabalhadores eventuais, que acabam dormindo em albergues e abrigos, ou em algum espaço na rua, diante da dificuldade de retorno para casa nas periferias distantes. Igualmente, existem os “andarilhos”, e tantos outros que, impelidos por circunstâncias abstrais ao seu domínio, partilham da mesma fatalidade.
Corroborando as afirmações acima fazemos menção dos dados da pesquisa encomendada pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome:
A análise dos dados recolhidos revela que 82% da população de rua é formada por homens. Mais da metade (52%) têm entre 25 e 44 anos de idade. Quanto à raça, 39,1% se declararam pardos, 29,5% se disseram brancos e 27,9% se identificaram como negros. Do total de indivíduos pesquisados, 48,4% estão fora de casa há mais de dois anos. Dois em cada três (69,6%) dormem na rua, enquanto 22% costumam dormir em albergues ou outras instituições. Surpreendentemente, as pessoas em situação de mendicância se revelaram escolarizadas. Do total, 74% sabiam ler e escrever e quase a metade (48,4%) disseram ter completado o ensino fundamental. Os principais motivos pelos quais essas pessoas passaram a viver e morar na rua se referem aos