Projeto antônio coelho rodrigues.
Antônio Coelho Rodrigues foi um jurista brasileiro que viveu em uma época de surgimento de novas ideias ideológicas e filosóficas. Nascido em quatro de abril de 1846, na cidade de Oeiras, atualmente o município de Picos, no Piauí.
Coelho Rodrigues era advogado. Foi Juiz de Direito em Jaicós, Piauí no ano de 1874 e ingressou na política também em 1874, quando foi Deputado Provincial pelo Piauí, até 1875. Entre 1876 e 1878, foi Deputado Geral. A partir de 1878, foi professor na faculdade de Direito do Recife, lecionando Direito Civil, Direito Romano e também Direito Internacional.
Nomeado pelo então Ministro da Justiça Campos Sales, em 1º de setembro de 1890, Coelho Rodrigues recebeu a tarefa de elaborar um projeto de Código Civil Brasileiro, no prazo de três anos. Recebida a incumbência o jurista se mudou para a Europa, mais precisamente na Suíça, com o intuito de ter que se desligar da política nacional e concentrar-se na elaboração do trabalho, o que para muitos foi um grande erro, pois o projeto sofreu influência da doutrina jurídica europeia, distanciada da realidade brasileira. Mesmo diante as criticas, Coelho Rodrigues continuou a escrever na Europa e entregou seu projeto em 1893, dentro do prazo que lhe havia sido dado. Mesmo com tantos esforços sua obra foi recusada pela comissão, pois afirmavam que possuía “defeitos capitais”. Inconformado com a recusa de seu projeto, Coelho Rodrigues chegou a propor novamente seu projeto no Senado. Foi aprovado e poderia ser utilizado depois de passar por transformações que os jurisconsultos julgassem necessárias. Contudo, não foi aprovado pela Câmera dos Deputados e então, não teve andamento. Ao decorrer dessa historia apareceu Clóvis Beviláqua, que foi convocado pelo Ministro Epitácio para redigir o projeto de Código Civil. Porém, na carta-convite, deu instruções para que utilizasse o Projeto de Coelho Rodrigues como base, que foi classificado pelo próprio