Trabalho de Artes - Paul Delvaux
O surrealismo foi um movimento artístico e literário nascido em Paris na década de 1920.
Os artistas ligados ao surrealismo, além de rejeitarem os valores ditados pela burguesia, vão criar obras repletas de humor, sonhos, e qualquer informação contrária à lógica.
Características do Surrealismo:
Valoriza a intervenção fantasiosa na realidade;
Ressalta o automatismo contra o domínio da consciência;
Aas formas da realidade são completamente abandonadas.
Explorar o inconsciente, o sonho, a loucura; aproximar-se de tudo que fosse antagônico à lógica e estivesse fora do controle da consciência
Bibliografia
O pintor Belga Paul Delvaux nasceu no dia vinte e três do mês de setembro do ano de 1897 em Antheit – província belga de Liège e faleceu no dia vinte do mês de julho do ano de 1994. Ficou famoso por fazer pinturas de nus femininos e era associado ao surrealismo.
Estudou na Academia de Belas Artes de Bruxelas, em Bruxelas onde fazia arquitetura, pois seus pais não aprovavam seu amor pela pintura.
Nos anos 30 conheceu o expressionismo flamengo, e sob a influência de Giorgio de Chirico e Magritte, uma década mais tarde, já participava de exposições surrealistas ao lado de mestres como Salvador Dali. Sua técnica, quase acadêmica, contrasta com sua fixação por temas misteriosos e por uma materialização de um mundo onírico e pessoal, marcada por um certo erotismo.
Sua primeira exposição individual foi feita no ano de 1925 e no ano de 1930 passou a pintar o nu feminino.
Devido à perda progressiva da visão, Paul Delvaux deixou de pintar a partir de 1986, e sua última grande exposição aconteceu em Paris no ano de 1992. Faleceu em 20 de julho de 1994, aos 96 anos.
Suas Principais Obras:
1-Vênus Adormecida
2-A Aurora
3-
4-
Características de Suas Obras:
As suas obras são misteriosas, representam a materialização de um mundo onírico e pessoal, em que a mulher se transfigura, sendo por vezes vítima de metamorfoses, numa atmosfera de erotismo