surrealismo
Índice
Introdução
No âmbito da unidade curricular de História das artes visuais, inserida na Licenciatura de Gestão Artística e Cultural, foi-nos proposto um trabalho em pares pela docente Maria Antonieta, no qual abordamos o tema: Surrealismo.
Este trabalho tem como objectivo ajudar-nos na interpretação artística assim como enriquecer o nosso conhecimento cultural. Sendo um tema, ainda vago para nós e desconhecido em alguns pormenores, decidimos portanto, antes de dar inicio a este trabalho fazer uma pesquisa, que eventualmente nos ajudará na realização do mesmo.
Com a nossa pesquisa, pretendemos esclarecer da melhor forma o que é o Surrealismo e o porque terá ele figurado. Assim como o seu desenvolvimento ao longo dos tempos e quem foram os artistas que fizeram com que o nome Surrealismo tivesse um grande destaque.
Ao longo deste trabalho, aprendemos inúmeras coisas. E acreditamos que o Surrealismo de alguma forma tenha mudado o pensamento de muitos artistas assim como observadores.
Cremos que o Surrealismo é no fundo uma maneira “diferente” de transpormos as nossas ideias existentes na mente para a tela. Mostramos assim aquilo que realmente nos vai assombrando ou mesmo alegrando.
"Só há uma diferença entre um louco e eu. O louco pensa que é sadio. Eu sei que sou louco." (Dali, Salvador)
Contexto Histórico
Com o fim da Primeira Guerra Mundial (1914-1918), a Europa viveu um período de instabilidade política, social e ideológica. A Revolução Russa, em 1917, levou a classe operária pela primeira vez ao poder, fazendo com que o mundo capitalista se sentisse ameaçado. A paz era tão incerta quanto instável. Os valores tradicionais passaram a ser mais intensamente questionados, o que, no meio artístico, levou à busca de novas formas de analisar e representar a realidade.
Nesse contexto, dentre as diversas manifestações artísticas surgidas na década de 20, nasce o movimento surrealista como