Trabalho de Análise musical
Quarteto Nº1 in G Major - Minueto de MOZART
O minueto era uma dança francesa que se tornou muito popular na corte do rei Luis XIV. Era executada em andamento moderado e em compasso ternário. Os minuetos eram , geralmente, escritos aos pares, na intenção de que o segundo minueto contrastasse com o primeiro de alguma forma, quer seja pela mudança da tonalidade, ou, pelo modo( maior ou menor). O segundo minueto é chamado de trio por causa do costume que os compositores tinham de instrumenta-lo sempre para três instrumentos. Em um determinado momento do século XVIII, a seção que era denominada trio já não era escrita apenas para três instrumentos, mas ainda existia o contraste entre a primeira e segunda seção onde os compositores se utilizavam de mudanças na orquestração e uma certa leveza na textura, buscando esse contraste com a primeira parte que era mais cheia em termos de som. Outras danças começaram a ser escritas baseadas nesta forma como, por exemplo, as bourrées e as gavottes. O que acabou por tornar o nome de minueto e trio a descrição da forma como eram executadas essas peças.
Análise Musical
O Minueto de Mozart encontra-se em Sol maior, seu compasso é ternário, sendo isso uma das características, tanto da dança como da forma em que a peça foi construída, a forma Minueto e Trio, onde a execução se dá na seguinte maneira:
A(minueto): B(trio): A(minueto novamente) Tanto na seção A quanto na seção B, acontece uma subdivisão interna que é também característica da forma Minueto e Trio.
Na seção A teremos:
A subseção (a)A do compasso 1 ao 8
A subseção (b)A do compasso 9 ao 16
Na seção B:
A subseção (c)B do compasso 29 ao 36
A subseção (d)B do compasso 37 até o segundo tempo do compasso 44
No primeiro membro de frase da seção A que vai do