Musica na esola
A música nas séries iniciais
DELIMITAÇÃO: A musicalização utilizada pelos educadores na educação infantil. objetivoS: geral: * Compreender de que forma a música pode contribuir no processo ensino-aprendizagem de crianças nas séries iniciais. específicos: * Analisar uma experiência de ensino das séries iniciais que utilize a música como ferramenta de aprendizado. * Conhecer junto aos educadores como a música beneficia o aprendizado nas séries iniciais. * Refletir à luz da teoria a importância da música como ferramenta didática.
justificativa: A música é muito importante pode influenciar o desenvolvimento cognitivo, social e mental da criança, ajuda no processo ensino-aprendizagem, pode melhorar o ambiente, torna-lo agradável, a criança se alegra, pela brincadeira, cria, imagina com a música, por isso, a música é uma poderosa ferramenta para o educador no trabalho com as crianças na educação infantil.
De acordo com ONGARO e SILVA (2006, p.2), a música desenvolve o raciocínio, a criatividade, a socialização e torna-se indispensável no contexto escolar.
A expressão musical desempenha importante papel na vida recreativa de toda a criança, ao mesmo tempo em que desenvolve a sua criatividade, promove autodisciplina e desperta consciência rítmica e estética. A música também cria um terreno favorável para a imaginação quando desperta as faculdades criadoras de cada um. A educação pela música proporciona uma educação profunda e total.
Desde o ventre materno a criança já consegue sentir e perceber os sons do corpo da mãe. Após o nascimento os sons continuam, a musicalização é espontânea¸ intuitiva, devido a quantidade de sons e de música que ouvem diariamente. Segundo BRITO (2003, p.35).
Os bebês e as crianças interagem permanentemente com o ambiente sonoro que os envolvi e –logo- com a música, já que ouvir, cantar e dançar, são atividades presentes na vida de quase todos os seres humanos, ainda que de