Trabalho de anatomia.
Humana
SENAC
Tec. Enfermagem
Semiologia e Semiotécnica de Enfermagem
Prof°: Lindaura de Napoli
Tatiane Lopes de Menezes
Introdução
Afirmasse que o corpo humano se constitui em 206 ossos, mas quando nascemos, temos 270 ossos porque será?
E qual serão os músculos que temos em nosso corpo?
O corpo humano, foi, é e sempre será a mais perfeita criação que pode ter existido que foi estudado, e sempre, haverá mistério, a se desvendar sobre o tal.
Desenvolvimento
A finalidade primaria de um esqueleto é sustentar o organismo. A locomoção e realizado pelo sistema locomotor que e constituído por ossos e músculos. Há no corpo humano, mais de 200 ossos que de acordo com suas dimensões, são classificados em longos, curtos, chatos e irregulares. Os ossos ligam-se uns aos outros através de articulações ou juntas, que são ligações existentes entre partes rígidas do esqueleto, quer sejam ossos ou cartilagem. As articulações, além de prenderem os ossos uns aos outros, permitem os movimentos do corpo. As cartilagens, juntamente com os ossos formam o esqueleto. Elas têm a função de sustentar o organismo. A superfície dos ossos, na região em que eles se articulam deve ser lisas para impedir maior desgaste, e por isso são revestidas por cartilagem. O esqueleto é dividido em axial, zonal e apendicular. O axial compreende o crânio, a coluna vertebral, as costelas eo esterno; o zonal inclui a cintura escapular (ombros) e pélvica (quadris); o apendicular inclui os membros superiores e inferiores
Um típico esqueleto humano adulto consiste em 206 ossos.
Entretanto, uma pequena porção da população humana tem um ou mais ossos extras, por exemplo: costela supranumerária cervical. Ou a ausência de um ou mais ossos, exemplo: esterno (ausência congênita).
Na cabeça: * Ossos do crânio (8): * 1. frontal * 2. parietal (2) * 3. temporal (2) * 4. occipital * esfenóide * etmóide * Ossos da face (14): * 5.