Trabalho de anatomia
Neste trabalho trataremos dos músculos do Tórax e do Abdome em sua parte anterior.
Quanto aos músculos do tórax, como o seu nome indica, estão situados sobre a caixa torácica, na sua face anterior. Entre eles distinguem-se dois tipos: os que se inserem no tórax e na extremidade superior, e movimentam esta última; e os que têm ambas as inserções sobre as costelas, para movimentar o tórax e facilitar a respiração. No primeiro grupo encontramos os seguintes: Peitoral Maior, Peitoral Menor, Serrátil Anterior e Subclávio.
Já no segundo grupo temos: Levantadores das costelas, Intercostais Externos, Intercostais Internos, Subcostais e Transversos do Tórax.
Tratando-se dos músculos do abdome, sabemos que a cavidade abdominal está totalmente coberta por músculos que protegem o seu conteúdo, permitem aumentar a pressão intra-abdominal para facilitar a defecação, e ajudam a realizar os movimentos do tronco. São eles os mais importantes: Músculo Reto do Abdome, Músculos Largos do Abdome, dos quais fazem parte: o Oblíquo Externo do Abdome, Oblíquo Interno do Abdome e o Transverso do Abdome. Além destes, temos o Músculo piramidal do Abdome e o Diafragma.
MUSCULOS DO TÓRAX – VISTA ANTERIOR (DISSECAÇÃO SUPERFICIAL)
MUSCULOS DO TÓRAX – VISTA ANTERIOR ( DISSECAÇÃO PROFUNDA)
MUSCULOS DO TÓRAX – VISTA INTERNA
MUSCULOS DO TÓRAX - REGIÃO ÂNTERO-LATERL
PEITORAL MAIOR
Origem: Origina-se da face anterior da metade esternal da clavícula, face anterior do esterno, seis primeiras cartilagens cotais e aponeurose do oblíquo externo. Inserção Medial: 1/2 medial da borda anterior da clavícula, face anterior do esterno, face externa da 1ª a 6ª cartilagem costais e aponeurose do oblíquo externo do abdome.
Inserção Lateral: Crista do tubérculo maior.
Inervação: Nervo do Peitoral Lateral e Nervo do Peitoral Medial (C5 - T1).
Ação: Adução, rotação medial, flexão e flexão horizontal do ombro.
PEITORAL MENOR
Origem: Origina-se das costelas superiores (3ª a