Trabalho de amostra
Antes de iniciar: cinco princípios básicos para um bom CV
1. Concentre-se no essencial
Normalmente, para efetuar a primeira seleção dos candidatos, os empregadores despendem menos de um minuto com a análise de um CV. Mostre-se convincente para não perder a sua oportunidade.
Caso responda a um anúncio de emprego, assegure-se que cumpre todos os requisitos solicitados. O anúncio poderá especificar: como candidatar-se (tipo de CV, formulário de candidatura, candidatura on-line), tamanho e/ou o formato do CV, se é necessário uma carta de apresentação, etc.
Seja breve: na maioria das vezes, duas páginas são normalmente suficientes para valorizar o seu perfil, independentemente da sua educação e formação. Não exceda as três páginas, mesmo se tiver uma vasta experiência profissional. Se tiver um grau académico, inclua o ensino secundário apenas se for relevante para o posto de trabalho a que se está a candidatar.
Tem pouca experiência de trabalho? Primeiro descreva a sua educação e formação; de seguida destaque atividades de voluntariado e estágios realizados.
2. Seja claro e conciso
Utilize frases curtas. Evite clichés. Concentre-se nos elementos pertinentes da sua formação e experiência profissional. Dê exemplos específicos. Apresente a(s) mais-valia(s) que obteve de projetos concretizados.
Atualize o seu CV sempre que adquira novas experiências. Não hesite em eliminar qualquer informação que não confira um valor acrescentado à sua candidatura.
3. Adapte o seu CV em função do posto a que se candidata
Realce os pontos fortes que vão ao encontro das necessidades do empregador e dê enfase às competências que se adequam ao posto de trabalho a que se vai candidatar.
Não inclua experiências de formação ou experiências profissionais que não sejam relevantes para o posto a que se está a candidatar.
Justifique as interrupções de estudos ou de carreira, dando exemplos de competências